domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os Quatro Elementos

O estudo das forças ocultas da natureza, comum em todas as culturas por tratar-se de uma necessidade  latente  do  ser  humano,  quase  sempre  sempre  têm início  com base nos  quatro elementos  grosseiros: ar,  terra,  fogo e água. A partir de uma evolução interior, o iniciado passa a  estudar  os  quatro  elementos sutis  na  natureza  do  ser  humano através  de  uma analogia. O fogo representa o desejo, a vontade, a mudança, a transformação, a energia da ativação que em termos estritamente espirituais, pode ser representado pelo poder da fé.  A água, segundo a maioria das correntes herméticas é relacionada às emoções do inconsciente; emoções  que  nutrem  os  nossos sonhos  e  ideais  na vida;  pode  muito  bem  representar  no processo espiritual construtivo, a energia da esperança que alimenta e mantém ativa a fé ou a crença do iniciado. A terra representa, hermeticamente falando, o lado visível da vida ou a manifestação concreta de todas as sementes que germinam no mundo das idéias, mediante a ação concreta do iniciado. O ar representa o meio onde todas as ações humanas se realizam; o  nosso   mundo.   Espiritualmente  falando,   representa  o  éter  ou  plano  astral  que,   em linguagem mais  moderna,  pode  muito  bem  ser representado  por  termos  como:  psique  ou inconsciente..

Vejamos   a   seguir   um   trecho   extraído   do   livro   Alquimista   por   Acaso,   que   tão   bem exemplifica a natureza espiritual dos quatro elementos:

Naquela  noite,  ao  cair  na  cama,  simplesmente  me  apaguei  em um sono  profundo. Não sei se devido à ansiedade latente da minha busca frustrada, pouco antes do alvorecer, tive uma série de sonhos, todos relacionados ao tesouro perdido. Um deles porém, chamou muito minha atenção. Aconteceu um pouco antes do despertar. No sonho eu estava a escavar o solo em um imenso buraco que já havia feito sob a árvore quando, de repente, ouço uma voz ressonante de um homem que estava à beira do buraco que, nesse momento já havia se transformado em um túnel escuro, no qual eu estava imerso.

-  Paulo  –  dizia  o  homem  misterioso,  desista.  O  tesouro  que  estás  buscando  é verdadeiramente encantado e só conseguirás teu intento quando estiverdes apto a quebrar tal encanto.

- Como posso fazer isso? Perguntei.

-Poderás    quebrá-lo    somente    de    duas    maneiras:    pelo    sofrimento   ou   pelo conhecimento.  Escolhendo o  sofrimento  escavarás sem  parar  por  toda a  extensão  dessa mata. Através desse sacrifício desesperado poderás por sorte encontrar o tesouro em alguns anos. Se por outro lado, escolherdes o caminho do conhecimento, deverás seguir fielmente as instruções e com sorte, no tempo prometido, encontrarás o que buscas.


- Qual das opções, devo seguir? – perguntei já sabendo qual seria a resposta.

- O caminho do conhecimento é mais suave e menos doloroso - respondeu-me a voz. Pelo   sofrimento   levará   anos   para   encontrar   o   seu   tesouro.   Seguindo  a   senda   do conhecimento revelado pelas forças da natureza, ainda poderás atingir o objetivo no prazo estipulado.

- Como posso fazer isso? – perguntei gritando a ele do fundo do imenso buraco.

-  Deves  buscar  a mistura dos  quatro elementos  na sua forma sutil e não na forma grosseira – respondeu-me o homem.

- Como assim? – Insisti. Não entendo o que quer dizer.

- O ar, a terra, a água e o fogo, portanto, elementos superiores; não os ordinários, respondeu-me ele.

- Continuo não entendendo o que significa isso – insisti.

- Deves buscar os quatro elementos dentro de você – respondeu.

- Como conseguir tal intento?

- Não posso dar mais detalhes porque você deve ser digno do tesouro por seu próprio esforço. Apenas posso falar a respeito do significado dos quatro elementos no homem: o fogo representa um forte desejo, a água representa o sentimento que o nutre e a terra representa a manifestação desse desejo mediante a lei universal irrevogável de causa e efeito.

- E o elemento ar? – Perguntei-lhe.

-  O  ar representa o  éter,  meio onde  tudo  se  manifesta.  Buscai  e  encontrareis  a mistura dos elementos  dentro de si.  Esse é o segredo para o seu tesouro. Agora saia desse buraco porque o tesouro não está aí no escuro. Ele está na luz.

Estas foram as últimas palavras ditas pelo homem misterioso em meu sonho antes do despertar.  Quando  pensei  em  fazer  mais  algumas  perguntas  acordei  assustado  com  a incrível  lucidez  vivida  naquele  sonho.  Parecia  um  fato  real.  O  buraco  escuro  do  sonho mostrou um relevante contraste mediante a luz que agredia meus olhos pelo vidro da janela. Eram os primeiros raios do sol, anunciando o nascer de mais um dia.

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário