sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A magia dos meses

Janeiro – Deus Janus é um deus romano, divindade pré-latina considerado o deus do Sol e do dia. Janeiro é uma época cheio de possibilidades, mas ainda contém as restrições, lições e resquícios do ano anterior. Por isso é um período adequado para nos livrarmos do velho e ultrapassado, preparando planos e projetos para novas conquistas, mudanças e realizações. Mês de poder do começo ao fim, dizem que os 12 primeiros dias de Janeiro são poderosos para rituais de novos começos. Sirva as visitas e parentes brownies (bolos de chocolate com nozes). Os brownies são os espíritos guardiões do mês de janeiro. A pedra de janeiro é a granada.

Fevereiro – Deusa romana Fébrua, mãe de Marte. Fevereiro é um mês propício tanto para as reconfirmações do caminho espiritual quanto para as iniciações, dedicando a sua devoção a uma divindade com a qual você tenha afinidade. Na tradição Wicca, o sabá Imbolc, ou Candlemas, celebra a deusa tríplice Brighid, a Senhora do Fogo Criador, da Arte da Magia. É uma data favorável ás iniciações dos compromissos espirituais, bem como para purificações ritualísticas, práticas oraculares e cerimoniais com fogo. É o mês das fadas caseiras, é apropriado enfeitar os vasos de plantas com laços vermelhos. No último dia do mês coloque uma cabeça de alho nas janelas para proteger a casa durante o restante do ano.

Março – Deus Marte, Deus romano da guerra, contraparte do grego Ares. Para os romanos este mês representava o início do Ano-Novo, começando no equinócio da primavera, em torno do dia 21, data mantida até hoje como o início do Ano Zodiacal. Recolher água da chuva em potes para encantamentos. Os guardiões são os Silfos, quando chove muito, os Silfos estão festejando, não é bom reclamar!! A pedra natal de março é o jaspe sanguíneo ou heliotrópio.

Abril – Deusa grega Afrodite (a Vênus Romana). O nome anglo-saxão deste mês era Easter Monath, que até hoje é mantido na palavra "Ester"(Páscoa). Reverenciava-se a deusa da primavera e da fertilidade, Eostre. A última noite deste més é uma data muito importante na tradição Wicca: celebra-se o sabá Beltaine, reencenando o casamento sagrado da deusa da terra com o deus da vegetação. Acredita-se que os amores nascidos no mês de abril são duradouros. Os guardiães são os elfos, duendes que adoram dançar ao som de flautas, ouvir essas músicas atraem os elfos que invadem nosso sono com sonhos proféticos. A pedra natal de abril é o diamante.

Maio – Deusa Maya, comum vestir-se de verde para homenagear Gaia, Mãe Terra. O mês dos casamentos, tem esse nome graças á deusa Maya uma das sete Irmãs Gregas (As Plêiades) e mãe de Hermes. Maio é o mês tradicional das festas de amor. O Dia de Maio é um dos mais importantes do ano. Ele recebe muitos nomes diferentes, um deles é La Beltaine. Beltane é a sexta estação do ano, da Wicca e de várias deusas de outras religiões. Ela também é a representante do arquétipo da Mãe. A pedra natal de maio é a esmeralda.

Junho – O nome do mês de junho deriva da grande Deusa Mãe dos romanos, Juno, a hera grega. Como Juno é a guardiã divina do sexo feminino, o mês de junho é muito favorável para casamentos. Em 21 de junho nas proximidades dessa data é o solstício de verão, o festival do Meio de Verão, o anglo-saxão Litha. Os povos europeus celebravam o solstício de verão com vários rituais, encantamentos, práticas oraculares, festas, danças e feiras. Nessa época acreditava-se que a borboleta se tornava sagrada, quem consegue avistá-la, atrairá boa sorte. A pedra natal de junho é a água.


Julho – Recebeu esse nome graças o Imperador Júlio César, que reorganizou o antes caótico calendário romano, dando-lhe a forma do calendário juliano. Esse novo calendário foi implantado no ano 46 a.C., conhecido como o ano da confusão, depois do caos provocado pela troca de calendários. O calendário juliano tornou-se ao mais usado no ocidente nos 1.600 anos seguintes. Foi substituídos nos países católicos pelo calendários gregoriano no ano de 1582. A relatos que os Guardiões são os Duendes dos bosques, ao oferecer uma maça à eles em agradecimento aos 7 meses passados, terão sorte na 2ª metade do ano. A pedra de julho é o rubi.

Agosto – Tem esse nome graças ao primeiro imperador romano, Augustos César. No primeiro dia deste mês comemora-se o festival de Lammas. Muito pagãos o chamam de Lughnassadh, a pronuncia irlandesa do nome moderno irlandês Lunasa. Lammas é a primeira colheita dos grãos. Esse mês e consagrado ao deus da sabedoria, Lugh. O girassol é a flor consagrada, dar ou receber trará prosperidade. A pedra natal de agosto é a sardônica, um tipo de ônix.

Setembro – Tem esse nome porque é o sétimo mês do calendário romano. Os nomes dos três meses seguintes também foram nomeados desse modo. A deusa Pomona, patrona das frutas e das arvores frutíferas, é a deusa regente do mês de setembro. Em vários países do hemisfério Norte, era celebrado o equinócio do outono, chamado Mabon. Reconhecia-se e comemorava-se a diminuição da luz, do calor do ritmo de vida. Quem olhar para lua crescente desse mês, poderá pedir algo perdido. A pedra de setembro é a safira.

Outubro – Oitavo mês do ano no calendário romano, é consagrado à deusa Astreia, filha de Zeus e Têmis, que vivia entre os homens durante a Era de Ouro. O último dia de outubro, Halloween, é o primeiro dia regido pela deusa Samhain. O festival de Samhain começa no pôr do sol do dia 31 de outubro, o Ano-Novo da tradição celta. Por tradição, essa é a época das primeiras geadas e da última colheita. O mais mágico dos meses, acreditava-se que a Mãe Natureza, transformava criaturas encantadas em formigas, para expiarem os humanos. Pratinhos com açúcar pela casa o recepcionarão com alegria. A pedra natal deste mês é a opala.

Novembro – Começa com festival de Samhain, o Dia de Todos os Santos. Na tradição celta, novembro marca o início do ano natural. Samhain era o primeiro dia do antigo ano celta. Embora seja agora o décimo primeiro mês do ano, novembro tem esse nome por ter sido o nono mês do calendário romano. É um mês para refletir sobre os ciclos. Acreditavam-se que as criaturas mágicas que saíram no Halloween ainda estavam entre nós, é um mês limiar entre os 2 mundos. (para bruxas do HS (hemisfério sul) o ano começa em maio, pois comemoramos em 30 de Abril). Por isso no ultimo dia do mês, faça um altar com as representação dos 4 elementos, agradeça e diga que eles serão bem vindos no ano seguinte. A pedra natal de novembro é o topázio.

Dezembro - Na noite de 14 de dezembro, faça uma lista com todos os seus desejos realizados durante o ano. Plante uma semente para cada desejo realizado e agradeça a Deusa, pedindo renovação de sua fé, para que no próximo Ano, você possa plantar mais sementes. Nos países eslavos, 1° de dezembro era o dia dos seres elementais. Independente dos nomes ou características especificas às culturas e lugares, os seres elementais estiveram sempre presentes na natureza, dispostos ao convívio amistoso com seres humanos desde que houvesse respeito e colaboração reciproca. Para atrair espíritos guardiões, enfeite sua casa com arranjo de várias contas e vela verde no centro, quando o final do ano se aproximar, peça aos guardiões que protejam seu lar durante o ano que entrar.

(Fonte: pesquisa internet e livros)

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário