terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cromoterapia dos chakras


As cores tem influencia direta em nossa vida e no dia-a-dia: interferindo assim, em nosso humor, desempenho,criatividade, estima e mais... 
A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
combinando  cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada caso.
Clau Srt

Confira as cores equivalentes aos chakras e seus benefícios: 

*************************

VERMELHO
COR QUENTE – CHAKRA BÁSICO

O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade, a acção, a conquista, o movimento, a irritação, a violência, o abuso do poder, a ira. É uma cor necessária para o movimento e a actividade vital.

Propriedades: É energizador e vitalizador do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante e excitante para o hemisfério esquerdo do cérebro e para a circulação sanguínea. Descongestiona as mucosas e relaxa os músculos.
Tratamentos com a cor vermelha: Anemias, asma, bronquites, constipações, congestões, doenças do sangue, pneumonias, prisão de ventre, tuberculose, melancolia, depressão e indiferença.

LARANJA
COR QUENTE – CHAKRA SACRO

A cor-de-laranja está relacionada com a expressão física do Sol. É a cor da prosperidade, da alegria, da coragem, da sabedoria, da ambição, da criatividade, da sexualidade selectiva, do egoísmo, da luxúria.

Propriedades: É tónica, energizadora, antiespas-módica e emética. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas. Age sobre o baço, o pâncreas, o fígado, a vesícula, os rins (cálculos) e as alergias.
Tratamentos com o cor-de-laranja: Asma, bronquite, vesícula, rins, bexiga, hipotiroidismo, constipações, reumatismo crónico, tumores, alergias, fígado, pâncreas e ovários. Trabalha a alegria de viver e a extroversão, afasta o medo e aviva as emoções.

AMARELO
COR QUENTE - CHAKRA DO PLEXO SOLAR

A cor amarela simboliza a luz do Sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção, o verbo, o ouro, a riqueza, o medo, a cobardia, a traição.

Propriedades: Estimulante dos nervos motores, da digestão, do fluxo da bílis e do pâncreas; geradora de energia. Purificadora do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado. É vermicida.
Tratamentos com a cor amarela: Digestão lenta, problemas do baço, do fígado e do pâncreas, diabetes, problemas de pele, esgotamento, depressões, hemorróidas, indigestão, prisão de ventre, paralisias.

VERDE COR NEUTRA - CHAKRA CARDÍACOVERDE
COR NEUTRA - CHAKRA CARDÍACO

A cor verde representa o começo da vida na Terra. É a cor da vegetação, da abundância, da fartura, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da emoção, da germinação, do bolor, da deterioração.

Propriedades: Combate infecções, inflamações e intoxicações. É dilatadora, bactericida, desinfectante, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise.
Tratamentos com a cor verde: Asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna, hipertensão, insónias, doenças da pele, diarreias, febres, nevralgias, sinusites, úlceras, problemas do coração, irritabilidade, hemorróidas. Ameniza os problemas mentais e emocionais.

AZUL COR FRIA - CHAKRA LARÍNGEOAZUL
COR FRIA - CHAKRA LARÍNGEO

O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental.

Propriedades: O azul tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco.
Tratamentos com a cor azul: Febre, comichão, dores de garganta, dores de ouvidos e de olhos, dores de dentes, cólera, diarreias, histeria, doenças renais, gastrites, insónias, laringites, cólicas menstruais, palpitações, coluna, reumatismo, sarampo, vómitos, estados emocionais alterados e epilepsia.

ANIL - COR FRIA - CHAKRA FRONTALANIL
COR FRIA - CHAKRA FRONTAL

Cor da devoção, da fé, cor da noite estrelada, da percepção. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro. Afecta a visão, a audição e o olfacto nos planos físico, emocional, mental e espiritual.

Propriedades: Cor fria, eléctrica, adstringente e anestésica. Estimulante da paratiróide. Depressora da tiróide. Aumenta a defesa imunológica (fagocitose). Purificadora da corrente sanguínea, desin-tegradora, tónica muscular e depressora respiratória.
Tratamentos com o anil: Dores de garganta, ouvidos, olhos, apatia, asma, bronquite, pneumonia, convulsões, tosse, sinusite, cólicas abdominais, reumatismo, hemorragias, hipertiroidismo, obsessões. Estimula a intuição, acalma a mente e eleva a consciência.

VIOLETA
(azul + vermelho) COR FRIA - CHAKRA CORONÁRIO

Cor da transmutação, da sobriedade, da fé, da mortalha, da passagem de um estádio a outro, cor da alquimia, da meditação, da elevação da consciência. Cor da inspiração, da alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia, a depressão e os medos.

Propriedades: Cicatrizante. Estimulante do baço e da leucocitose. Depressor cardíaco. Alimenta o sangue. Alimenta a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação. É desinfectante e purificadora.
Tratamentos com a cor violeta: Dores de coluna, dor ciática, meningite, perturbações mentais, perturbações nervosas, reumatismo, rins, problemas da bexiga, epilepsia, pele, choques, alcoolismo, vícios, indigestão, cistites, raquitismo, tosse e queda de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário