sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sinergia dos aromas

O clima da casa pode mudar com a ajuda da aromaterapia. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais, substâncias naturais extraídas de flores, sementes, cascas e raízes. Inalados ou aplicados no corpo, restauram energias curativas e proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Os aromas terapêuticos podem ser aplicados em casa com diferentes funções. Alguns ajudam a estimular a concentração na área de trabalho e estudo, enquanto outros servem para relaxar antes de dormir.

A opção deve ficar por sua conta da sensibilidade olfativa dos moradores.

Confira as sinergias com o aroma certo para seu ambiente.

Receitas caseiras:

Algumas receitas caseiras trazem bons resultados, como:
Ferver cascas de laranja ou limão para extrair o óleo essencial dessas frutas serve para relaxar e umidificar o ambiente nos dias secos. O aroma da laranja misturado com cravo e canela é bactericida, fungicida e anti-mofo. E óleo essencial de cedro com lavanda ou lemongrass com laranja e lavanda também têm essa mesma ação.

Os óleos cítricos e herbais usados no quarto pela manhã ajudam a despertar. Para depois do almoço e durante o trabalho, alecrim e hortelã evitam a letargia no escritório. À noite, fique com os relaxantes na sala de TV.

Nos ambientes:

>> Sala ou ambientes onde a família se reúne: os indicados são aromas cítricos, entre eles, limão, tangerina, gerânio e verbena. Rosas brancas trazem calma para as relações. Deve-se investir em aromas que facilitam a comunicação e agradam a todos. Para suavizar o perfume, coloque água em um borrifador e pingue três gotas de óleo essencial
.
>> Escritório ou sala de estudos: recomenda-se o alecrim, que é calmante e ajuda na concentração, ou menta e canela, aromas tônicos e estimulantes. Canela também traz bons fluidos e é bom para negócios. Para deixar uma fragrância estimulante no ar, coloque um pouco de água num vaso de vidro, adicione óleos de alecrim, limão ou olíbano (duas gotas de cada um por litro) e mergulhe nele algumas varetas de madeira sem cobri-las totalmente. Elas absorvem gradualmente a essência e mantêm o ambiente aromatizado por vários dias.

>> Cozinha: cravo e eucalipto purificam o ambiente e neutralizam outros cheiros que normalmente se tem na cozinha, por ser um lugar onde se faz comida. Os aromas dão sensação de limpeza.

Como espalhar o aroma:
Existem muitas as maneiras de uso dos óleos essenciais na sua casa. As mais comuns são:

>> Queimadores e difusores de óleos (rechauds) – os difusores vêm geralmente acompanhados de um recipiente onde se coloca água e depois algumas gotas do óleo escolhido; na sua parte inferior há um lugar para colocar uma vela acessa que vai aquecer delicadamente água, fazendo com que o óleo seja liberado.

>> Direto na água quente – para um efeito de última hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas, jantares e quartos de pessoas doentes.

>> Spray - substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambiente simplesmente enchendo de água um borrifador comum de plantas e nele adicionando algumas gotas de óleo essencial. Em geral, a medida é de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água. Agite a mistura antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário